25 de abril de 2012

[Resenha] A Garota do Outro Lado da Rua

À primeira vista parece clichê, a velha história do nerd que se apaixona pela garota linda e popular, mas é só começar a ler que você descobre que o livro traz muito mais do que isso. Muito diferente das atuais historias de amor, que na maioria das vezes se apoiam no famoso "sexo vende", Lycia Barros traz um livro admirável, cheio de valores e com uma moral no fim. Juntando elementos simples, e dando destaque a preservação da natureza, a autora conseguiu criar um quadro que vai além de beijos e do típico romance adolescente.
Admito que como uma fã de Harry Potter, Lycia me conquistou logo de cara com a citação de Harry Potter e a Ordem da Fênix no inicio, mas o livro em si e cativante. 


"O mundo não se divide em pessoas boas e más.
Todos temos luz e trevas dentro de nós.
O que importa é o lado o qual decidimos seguir.
Isso é realmente o que somos.
- Sirius Black (Harry Potter e a Ordem da Fênix)"
A historia é contada por dois pontos de vista extremamente diferentes, o de Enzo, e o de Rafaela. Enzo é apaixonado por Rafaela desde criança, ele tem um verdadeiro amor platônico por ela, e a coloca num pedestal.


“Às vezes, eu ficava durante horas sentado na calçada com a minha caixa da coleção de insetos colocada entre os joelhos, pensando em chamá-la para brincar, mas nunca tive coragem.”
Tudo o que Enzo imaginava sobre Rafaela começa a desmoronar quando, depois de um incidente durante uma excursão da escola, eles ficam perdidos na floresta. Com diálogos simples, e as tiradas sarcásticas de Enzo a história se conduz de forma divertida.


“Não, fique aqui. Olha – abri minha mochila-, fique com isso. – Entreguei-lhe meu desodorante, me esforçando para manter a seriedade. – Bichos têm medo disso, se algum aparecer e te ameaçar, espirre com toda força. Mas se eles não se meterem com você, fique quietinha.Intrigada, Rafaela deu uma rápida borrifada no ar.- Eu gosto do cheiro, por que eles iriam fugir?Segurei uma risada.- Por causa do barulho, não do cheiro.”
Na visão de Rafaela vemos uma garota ligada nas aparências, mas que por dentro e confusa como qualquer outra garota de 15 anos. A convivência com Enzo começa a despertar sentimentos nela, alguns deles bem indesejáveis, e que ela não compreende bem.


“Começo a perceber que sempre quis admirar esse tipo de cara. Talvez já admirasse secretamente, embora reconheça que não são populares. Mas é como se Enzo cutucasse uma parte boa dentro de mim. Tenho plena consciência disso, muito embora acredite que jamais darei o braço a torcer. Minha vida era tão simples antes de conhecê-lo... Eu a quero de volta.Ainda faço um pedido secreto: se houver realmente um Criador neste mundo, por favor, transforme Enzo em alguém atraente!”
Em meio a varias brigas deles, e alguns chiliques de Rafaela, Enzo começa a descobrir que ela não e perfeita como ele a idealizou. E tudo o que eles passam leva a um final surpreendente.
Eu adorei o livro, consegui realmente sentir, e me identificar com os personagens, e gostei da mensagem que o livro traz. Eu li o livro em um dia, e no outro dia já estava lendo de novo, e uma leitura que prende a atenção e não cansa, recomendo com certeza!


A Garota do Outro Lado da Rua
Autor: Lycia Barros
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Páginas: 115
Valor médio: $20 a $30
Booktrailler do livro:



3 comentários:

  1. Amei sua resenha , querida, fiquei super feliz de vc ter captado a mensagem. bjkas
    Lycia.

    ResponderExcluir
  2. AMEEEEEEEEEEEEEI esse livro. Favoritado demais. <3 Simples, inocente e com mensagem. <3

    Parabéns pela resenha. Adorei os quotes que escolheu! ;)

    Beijoooooooooos

    ResponderExcluir
  3. Estou super ansiosa para ler esse livro, assim como os outros da Lycia!
    Vi seu post no blog da Novo Século!
    Parabéns, ótima resenha *-

    theserialreader.blogspot.com.br

    ResponderExcluir