13 de julho de 2012

[Resenha] Uma leitura tocante, de todas as formas possíveis


Olá pessoal, como estão? Hoje eu trago para vocês a resenha do livro "Equinócio - A Primavera" do primeiro BT organizado pelo blog junto com a autora parceira Lu Piras. Eu confesso que tive que pensar muito nessa resenha, cuidando para não revelar spoilers e escolhi os quotes cuidadosamente. Espero que vocês gostem da resenha, e mais uma vez obrigada a Lu Piras pela oportunidade de ler e divulgar esse livro lindo.

Sinopse:
A cidade do Rio de Janeiro é o pano de fundo onde a estudante de medicina Clara vive sua rotina diária com a família e amigos. O que ela não imaginava é que tudo o que acreditava estivesse prestes a mudar, com a visita inusitada de um anjo. As força do mal ameaçam escravizar a raça humana e, para impedir, o anjo da guarda Nath-Aniel (Nate) vem à Terra, disfarçado de humano, para alertar sua protegida Clara de que sua vida está em risco. Proibido de agir em nome dos humanos e alterar seus destinos, o anjo acaba por se envolver demasiado quando revela a Clara que o pai dela, um renomado cientista, é o responsável pela descoberta que despertou as forças do mal: a fórmula da perpetuação da vida humana (criônica). Toda a missão da legião de anjos celestiais é colocada em risco quando Nate e Clara se apaixonam.




Resenha:
Tocante de todas as formas possíveis, é assim que eu posso definir Equinócio. Mais do que um livro falando sobre amores impossíveis e proibidos, Equinócio consegue te emocionar, com uma leitura envolvente e cheia de detalhes que só enriquecem a obra maravilhosa escrita pela Lu Piras. Equinócio é, de longe, um dos melhores livros que eu li nesse ano (e não gente, não estou puxando saco da Lu Piras porque ela é parceira do blog, o livro é realmente muito bom).
Tendo o Rio de Janeiro como cenário, Lu nos apresenta toda uma nova visão da cidade maravilhosa, nos fazendo visualizar exatamente as cenas e os personagens. Eu me apaixonei pela história e pelos personagens, super bem escritos e bem desenvolvidos. Logo de cara já dá para perceber que Clara é uma pessoa super altruísta, que pode estar passando pelo problema que for, mas sempre está lá para ajudar quem precisar, sendo seu amigo ou não. Olívia, irmã de Clara, foi a personagem que mais me cativou durante a leitura, com sua inocência e sua curiosidade sobre o céu e as estrelas, eu me identifiquei com a personagem (claro que não na idade que eu estou, mas quando eu tinha a idade dela eu era muito parecida).
E quem nunca teve uma amiga espalhafatosa com Christiane que atire a primeira pedra, gostei muito da forma como ela foi apresentada e me diverti muito com as cenas protagonizadas por ela. O grupo de amigos da Clara me pareceu daqueles bem unidos, do tipo que se uma pessoa se machucar, o resto está lá para proteger, é um ótimo exemplo de amizade verdadeira que Lu nos mostra.
A forma como Lu nos apresenta Nate é simplesmente divina, envolvendo sonhos, misticismo e amor. Realmente não tem como não se apaixonar por Nate e seu jeito carinhoso e doce. Mesmo sendo um amor (quase) impossível, o livro nos faz torcer pelos personagens, desejando que eles consigam viver seu amor em plenitude. Os quotes entre Clara e Nate são perfeitos, e exprimem bem o sentimento de querer e não poder ter, coisa que eu tenho quase certeza que todo mundo já passou.

"É como eu vejo você. Como o equinócio, a tenuíssima linha imaginária que separa o dia e a noite em partes iguais. [...] O instante em que isso acontece e os astros se zuam, é aquele em que você decide ser quem é."
Mas não é só de amor proibido que se trata Equinócio, o tema central mesmo é a criônica, uma forma de manter um corpo já sem vida, com o intuito de no futuro, quando se descobrir a cura de doenças como câncer, essa vida seja retomada. E é onde conhecemos o pai de Clara, o cientista Maurício Chevalier, que está desenvolvendo uma forma de retomar a vida de sua esposa que faleceu de câncer. O impulso inicial de toda história começa com a criônica, despertando a curiosidade dos renegados (anjos caídos) que pretendem usar essa descoberta para derrotar o criador.
Quando os renegados foram apresentados, confesso que senti calafrios pela forma detalhada que Lu os descreveu, e eu com a minha imaginação nada fértil consegui imaginá-los muito bem. Por outro lado, também existe a legião dos anjos celestiais, os quais eu consegui imaginar perfeitamente com a descrição de Lu.
É importante ressaltar a forma como Lu apresentou os cenários, personagens e toda história de uma forma cheia de detalhes, que ainda assim não fica entediante, e não nos deixa parar de ler, a autora realmente soube usar os detalhes de cada a cena em favor da história, coisa que poucos escritores (na minha opinião) conseguem. E eu realmente adorei que no início de alguns capítulos tem um quote de autores como Carlos Drummond de Andrade, Clarice Lispector e até mesmo da Bíblia.
Outro personagens são apresentados de início como secundários, mas depois a sua importância é revelada, como Jonas e os pagãos. Jonas foi o personagem que mais me deixou intrigada, não só pelo jeito (muitas vezes arrogante) mas por suas atitudes contraditórias e a forma como Nate se refere a ele. Os pagãos, que são um grupo de três pessoas com nomes estranho, sendo eles: Wotan, Ahriman e Lugh, são ainda mais intrigantes e quando é revelado quem eles são realmente confesso que me choquei.
A parte do livro que mais me emocionou (e que me fez chorar, admito) foi a parte em que faz uma visita a sua memórias ao se lembrar de seus pais, principalmente de sua mãe, suas lembranças de sua mãe me remeteram a minha infância, e incrivelmente me lembraram de minha avó já falecida.
"Ficava ao seu lado nesta cama, enquanto lia histórias da carochinha e eu adormecia nos seus braços já fracos, sonhando com reinos longínquos, príncipes e princesas encantados."
Os sonhos de Clara são muito importantes, sendo revelados como uma das únicas formas de comunicação entre ela e Nate, e todas as partes em que ela sonha são perfeitas, tendo de início como ela conhece Nate. Eu adorei a referência musical aos Paralamas do Sucesso e a música Lanterna dos Afogados, deu total ênfase ao momento e caiu perfeitamente com o que se passava.
Equinócio, como eu disse de início, é um livro tocante. Eu devorei o livro, e quando dei por mim estava quase no final, daí fui desacelerando a leitura porque ao mesmo tempo que eu queria saber o desfecho da histórias, não queria que acabasse. A leitura é agradável, prende a sua atenção até o fim e merece total atenção. Lu desenvolveu muito bem a história, cruzou elementos bíblicos, com amor proibido, amizade e família de uma forma extremamente bela. Equinócio é sem dúvida um livro excelente, e apenas o início de uma trilogia que promete ser muito boa. O final do livro ainda nos traz um bônus do próximo livro da série, e eu fiquei me coçando para saber, então Lu, lança logo o próximo livro, por favor!


Autor: Lu Piras
Editora: Dracaena
Ano: 2012
Páginas 440 
Valor: faixa de R$ 40,00
Avaliação: Excelente!

10 comentários:

  1. Este livro parece ter mesmo uma agradável leitura.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  2. Nossa fiquei super curiosa pra ler agora!!!! Adorei sua resenha muito bem detalhada e sem spoiller!!!!
    Maravilhosa =)

    Beijos Kelly Alves

    www.rjkideias.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      Que bom que gostou da resenha, obrigada pelos elogios!
      Beijão

      Excluir
  3. Esta minha amiga Lu é muito talentosa!
    Parabéns pelo belíssimo trabalho! Que venham mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi!
      A Lu é muito talentosa mesmo, Equinócio é um livro lindo.
      Estou muito ansiosa por Polaris - Norte.
      Beijão

      Excluir
  4. Nem li tudo, pois quero ter as minha impressões do livro ♥

    ResponderExcluir
  5. Ananda,

    Meu dia foi uma loucura. Depois de ler essa resenha maravilhosa com a qual você me presenteou hoje, não parei mais e não pude escrever esse recadinho aqui no seu blog.
    Obrigada é uma palavra pequena para conter a minha alegria por ter transmitido a mensagem e você tê-la recebido tão bem! Na perfeição!
    A melhor resenha que li de Equinócio. Nota 1000. Completa, objetiva, interessante, bem escrita, fluente, coerente e, sobretudo, isenta. :) Parabéns, Nandinha!
    Vou dormir esta noite nos braços de morfeu (embora eu preferisse os braços doa anjos, hehehe),

    Beijocas,

    Lu
    @LuPiras80
    www.equinocioaserie.com

    ResponderExcluir
  6. é um livro que futuramente irei ler, ótima resenha Ananda.

    ResponderExcluir
  7. Amo a capa desse livro, e é tão falado, pelo que vi na resenha da Gle do murmurios pessoas é mais introdutório mas nem por isso perde o mérito de qualidade.

    Gostei da resenha, Ananda, tão grande, demorei pra ler! kkkk Mas assim q gosto mesmo, muito bem destrinchado e falando sobre tudo possível, menos spoiler é claro kkk

    Bom, anjos ainda meio saturado, mas depois das modinhas normalmente surgem autores pra fugir desse comum, uma pena q estejamos tão desgastados $$$$$ rsrs

    os elemntos brasileiros são um ponto a favor, tipo nomes e quotes, difícil de se ver...
    bjS

    ResponderExcluir