26 de janeiro de 2017

[Resenha] Muito mais que o Acaso - Athos Briones

Autor(a): Athos Briones
Editora: Gutenberg
ISBN: 9788582353981
Páginas: 160
Ano: 2016
Skoob
Avaliação: 3/5

Sinopse: Victor é um garoto comum. Estudante de escola pública, ele adora jogar futebol e sonha em proporcionar um futuro melhor para a mãe e para a irmã. Tudo o que ele precisava era de uma oportunidade para que os seus sonhos, enfim, se tornassem realidade.
O empurrãozinho do destino chega quando Victor ganha uma bolsa de estudos no melhor colégio de São Paulo, graças ao seu talento no futebol. Perdido em um ambiente completamente novo e muito distante da realidade de sua vida, ele encontra refúgio entre os novos amigos e nos olhos claros de uma garota chamada Sophia, capaz de fazê-lo se sentir parte daquele mundo. Mas quando a mãe de Sophia se opõe ao relacionamento dos dois, os problemas do ensino médio surgem e as pessoas não são tão receptivas quanto parecem, Victor percebe que terá de vencer o preconceito e a discriminação para provar que o valor de uma pessoa não se mede pela sua origem, mas por suas ações.

Sabe aqueles livros que você torce o nariz de início, mas depois acaba voltando atrás? Foi meu caso com esse. No julguei forte o livro, por já ter visto tantas sinopses parecidas, mas quis tirar a prova real para ver se era isso mesmo.

Eu li dois livros da Bianca, mãe do Athos, e percebi que a escrita dele foi bastante influenciada pela da mãe. Existe algo meio cru no livro ainda, talvez por ser o primeiro dele, daí aquelas conexões entre as cenas algumas vezes falham.

O enredo segue bem a linha de livros desse gênero, no velho esquema garoto encontra garota, viram amigos, vocês conhecem bem. Senti uma vibe meio Malhação com relação aos contratempos que o casal enfrenta, toda a questão de diferença de classes sociais e os preconceitos que isso gera. Mas, Athos consegue fazer uma boa crítica a esse cenário, mostrando que caráter não está relacionado a quantos cifrões tem sua conta bancária.

Vitor é um rapaz gente boa, daqueles que vira amigo instantaneamente de todo mundo. Bem no estilo #paz, ele não se estressa fácil, mas sabe a hora de defender quem ele gosta. Sophia não é a mais popular do colégio, mas aos olhos do protagonista é a mais linda. O que começa como amizade, vira romance.

Aqui entra algo que me incomoda muito nos romances em geral: o amor miojo. Eu sou bem cética na história de amor à primeira vista, acredito que sentimento leva tempo para se consolidar, então quando vejo a pessoa movendo mundos e fundos por outra fico meio assim:


A narrativa é bem rápida e bem curta. Isso funciona para algumas partes, porém para outras ficou meio corrido, sugando um pouco daquelas conexões entre as cenas que comentei.

O livro é bem leve, a escrita é fluída e deu para perceber que Athos possui talento. Só precisa tomar o cuidado de não se basear muito na forma de escrita da mãe e acabar criando versões mais jovens dos livros delas.

No geral, Muito mais que o Acaso é um livro bom para todas as idades e gêneros. Se você estiver procurando algo no estilo, com certeza vai adorar.